QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO BIFÁSICO COM DR GERAL E DPS.


A caixa de distribuição, mais conhecido como quadro de distribuição de circuitos (QDC) é sem dúvidas uma das partes mais importantes em uma instalação elétrica, pois é pelo quadro de distribuição que passa toda a energia da instalação.

O quadro de distribuição é responsável por conter todos os dispositivos de proteção necessários, e como o próprio nome diz ele tem o objetivo de distribuir todos os circuitos para os pontos de utilização da instalação, para garantir a segurança e o bom funcionamento, além disso a caixa de distribuição evita defeitos e acidentes dentro da instalação.

Os circuitos contidos na caixa de distribuição são devidamente separados, como por exemplo circuito de iluminação, circuito para tomadas de uso geral (TUG), e circuitos individuais para tomadas de uso específico, de forma que todos os circuitos possuam uma potência máxima a ser dissipada.

Todos os circuitos que se encontram dentro da caixa de distribuição devem estar todos devidamente identificados, para garantir a segurança do profissional que irá realizar manutenção, ensaios e inspeções no QDC e dos usuários da instalação.

Não importa quais os serviços que iremos desenvolver nas instalações elétrica, todos estes serviços devem sempre estar de acordo com as normas, como por exemplo a NBR 5410 – Instalações elétrica em baixa tensão – e NR-10 – Segurança em instalações e serviços com eletricidade. Seguir as normas e executar corretamente as instalações elétricas é o mínimo que se espera de um profissional do Mundo da Elétrica.

Como foi mencionado anteriormente, o quadro de distribuição é onde está contido todos os dispositivos de proteção, tanto para os circuitos quanto para as pessoas, como por exemplo os disjuntores, dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e interruptor diferencial residual (IDR), portanto é fundamental que todos eles estejam devidamente dimensionados e  instalados conforme a norma NBR-5410 para instalações elétricas em baixa tensão.




Postar um comentário

0 Comentários