Aterramento Elétrico: O que é ?

Consiste na ligação do sistema e/ou dos equipamentos a terra, através de um componente condutor, para que seja possível o escoamento de cargas de fuga do sistema. Portanto os profissionais ficam protegidos contra choques elétricos acidentais oriundos de falhas ou condições diferentes das normais de trabalho.
Aterramento elétrico é uma das medidas mais seguras quando falamos em atuar com a eletricidade, Assim garante o bom funcionamento das instalações, sem falar que atende as exigências das normas vigentes.

Significado de Aterramento Elétrico segundo a ABNT

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aterrar significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial da terra. Fazendo isso, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial, ou seja, a terra que tem o potencial próximo de zero.  Finalmente os profissionais ou pessoas que realizam trabalhos ou ficam próximos a  equipamentos energizados não recebem o choque elétrico.

Qual é seu objetivo

Assim, podemos dizer que o objetivo do aterramento pode ser dividido em três partes, sendo:
  • Proteção da integridade dos profissionais da área, usuários e animais;
  • Permitir um  funcionamento adequado dos dispositivos;
  • Realizar a descarga de energia elétrica indesejada das carcaças de equipamentos.

Aterramento Elétrico: Protege a sua integridade física

A maioria das pessoas sabem que o objetivo do sistema de aterramento elétrico é garantir a segurança das pessoas que interajam com a energia elétrica de forma doméstica ou profissional. Esse assunto na abordado na NBR 5410 e também na Norma Regulamentadora NR10.
Um fator muito importante para o bom funcionamento de equipamentos elétricos é o aterramento elétrico

Você sabe como funciona os dispositivos de proteção?

Os fusíveis, disjuntores ou similares, seja por sobrecarga ou corrente de curto circuito, sempre irão depender do aumento da corrente, portanto, caso não exista o sistema de aterramento elétrico, não ocorrerá a vazão corrente elétrica. Se utilizarmos uma geladeira como exemplo, e supondo que seu motor possua uma corrente de fuga e não haja um sistema adequado de aterramento, está sobrecarga será descarregada no momento em que essa pessoa tocar a carcaça e receber o choque que será direcionado para a terra.